1º – Painel – 9h às 10h
Tema: O Ensino Inclusivo e a Capacidade de Atendimento com Base em Decisões do Tribunais.
Objetivos: As escolas particulares, conforme decidido pelo STF na ADI 5357, estão obrigadas ao ensino inclusivos. Contudo, essas atividades devem ser planejadas e sustentadas de forma adequada, respeitando os limites da capacidade pedagógica e estrutural das instituições educacionais, para que não se torne um obstáculo à garantia da qualidade do ensino para todos os estudantes. A implementação de limites claros e parâmetros bem definidos é fundamental para garantir que todos os estudantes tenham acesso a um ambiente educacional que respeite suas necessidades e promova o desenvolvimento pleno e equitativo, sem qual privilégio a pessoas em situação de equivalência.
Palestrante: Dr. Ricardo Furtado
Intervalo – 10h às 10h20min – breakfast
2º – Painel – 10h20min às 11h20min
Tema: Atendimento Educacional Especializado (AEE): Estratégias, Tecnologia Assistiva e Adaptações no Processo de Inclusão.
Objetivo: Capacitar educadores a compreender e implementar práticas pedagógicas inclusivas que atendam às diversas necessidades educacionais especiais dos alunos. O foco será em fornecer estratégias de ensino adaptadas que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento de forma equitativa. Será dada uma atenção especial à utilização de tecnologia assistiva e ao desenho universal na educação, ressaltando sua aplicação prática e os princípios fundamentais. Os educadores aprenderão sobre a funcionalidade da Sala de Recursos Multifuncional, estratégias eficazes para lidar com comportamentos antissociais, e métodos para enfrentar o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no ambiente educacional.
Palestrante: Consultora Pedagógica/Profª. Cristiane Cezar
Perguntas e respostas – 11h20min às 12h.
Intervalo para almoço 12h às 14:20h
3º – Painel – 14h20min às 15h20min
Tema: A Unidade Escolar sob a Ótica Econômica: Como Saber se Minha Instituição é o Melhor Negócio?
Objetivos: Capacitar gestores educacionais a enxergar suas unidades escolares sob a perspectiva econômica, ajudando-os a determinar se suas instituições são verdadeiramente os melhores negócios possíveis. Através de uma análise, os participantes serão guiados no entendimento da escola como um negócio, identificando indicadores econômicos-chave que facilitam a análise de desempenho financeiro. A palestra abordará conceitos de economia aplicados ao contexto educacional, fornecendo insights sobre como analisar o mercado e a concorrência, bem como gerenciar efetivamente custos e receitas. Além disso, será enfatizada a avaliação da sustentabilidade financeira da instituição por meio de indicadores como ROI, Payback, margem de lucro e índices de liquidez.
Palestrante: Economista/ Contador Álvaro Soares
Coffee break –15h20min às 15h40min
4º – Painel – 15h40min às 16h40min
Tema: Negar matrícula inclusiva não é crime.
Objetivos: A capacidade de atendimento é um tema polêmico tanto no judiciário quanto no campo pedagógico. O tema da qualidade de ensino se torna ainda mais relevante quando os tribunais, ao lidarem com matrículas de ensino inclusivo em salas regulares aplicam interpretações divergentes das leis e normas educacionais, gerando insegurança jurídica. Isso será explorado nesse painel.
Palestrante: Dr. Ricardo Furtado
Perguntas e respostas – De 16h40min às 17h.